Por: André Luís Monteiro/Jornalismo Light FM
Foto: Agência Brasil/Arquivo
Belo Horizonte pode registrar mais um recorde de calor nesta quinta-feira (5). Segundo a Defesa Civil, a temperatura máxima hoje pode chegar a 35°C. Até então, o dia mais quente de 2024 na capital foi a última terça-feira (3), quando os termômetros marcaram 34,4°C.
O tempo quente em meio ao inverno é causado por uma onda de calor que atinge Minas Gerais e outros estados brasileiros, causando temperaturas máximas até 5°C acima da média para setembro.
Ar seco
Na manhã desta quinta-feira (5), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um alerta vermelho de grande perigo relacionado ao tempo seco. Segundo o aviso, os índices de umidade relativa do ar devem ficar abaixo de 12% durante a tarde. Existe o risco de incêndios florestais, doenças pulmonares e dor de cabeça. O período mais crítico vai das 13h às 17h.
Além de Belo Horizonte e cidades da Região Metropolitana, estão sob alerta municípios das regiões Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Central Mineira, Campo das Vertentes, Jequitinhonha, Norte, Noroeste, Sul, Sudoeste e Oeste de Minas.
Recomendações durante a baixa umidade:
- Beba bastante líquido.
- Atividades físicas são nocivas em tal tempo seco.
- Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
- Use hidratante para pele e umidifique o ambiente.
- Evite bebidas diuréticas (café e álcool).
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).