Skip to main content

Por: André Luís Monteiro/Jornalismo Light FM
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Em meio à onda de calor que atinge Belo Horizonte, os índices de umidade relativa do ar podem cair para 10% na capital nesta segunda-feira (2). A previsão é da Defesa Civil Municipal.

Nesse domingo (1º), o órgão divulgou um alerta de onda de calor, provocada pela atuação de uma massa de ar seco e quente. O aviso é válido até a próxima segunda-feira (9). Segundo o comunicado, estão previstas temperaturas máximas 5°C acima da média esperada para setembro, que é de 27,9°C.

Nesta segunda-feira (2), a temperatura mínima registrada pela Defesa Civil foi de 12°C e a máxima estimada é de 33°C.

Estados impactados

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, além de Minas Gerais, a onda de calor também afetará os estados de São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Rondônia, Pará e Amazonas. O Inmet cita “perigo potencial” com leve risco à saúde.

Como fica o tempo em setembro?

A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para o mês de setembro indica chuvas acima da média na faixa norte da Região Norte, sul do Mato Grosso do Sul e de São Paulo, bem como em grande parte da Região Sul.

Já nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, sul da Região Norte, interior da Região Nordeste e oeste do Paraná, são previstas chuvas próximas e abaixo da média climatológica.

Quanto às temperaturas, a previsão indica que deverão ser acima da média em grande parte do país, devido à redução das chuvas, com possibilidade de ocorrência de alguns dias de calor em excesso.

Em áreas de maior altitude das regiões sul e sudeste, são previstas temperaturas próximas ou inferiores a 12ºC. Além disto, não se descarta a ocorrência de geadas em algumas localidades destas regiões, devido a entrada de massas de ar frio que podem provocar declínio acentuado de temperatura.