Por: Priscila Mendes/Jornalismo Light FM*
Foto: Divulgação/PBH
A Prefeitura de Belo Horizonte ampliou as ações de prevenção e proteção com a Operação Natal Seguro, da Guarda Civil Municipal, neste período de maior movimento na cidade. Além do efetivo que atua normalmente, serão mais 150 agentes, em cada turno, nas áreas comerciais e de grande circulação, garantindo mais tranquilidade aos consumidores, comerciantes, trabalhadores, visitantes e turistas.
O patrulhamento é feito a pé e por viaturas, motocicletas e equipes da Ronda Bike, permitindo deslocamentos rápidos e a presença constante nas vias onde o fluxo de pessoas aumenta significativamente.
O trabalho é monitorado em tempo real por quase 5 mil câmeras do Centro Integrado de Operações da Prefeitura de Belo Horizonte (COP-BH), que orienta o envio de equipes sempre que necessário e contribui para respostas mais ágeis.
A operação também alcança as principais vias comerciais das regionais da cidade, acompanhando o aumento da circulação nos bairros e prevenindo situações de risco ao longo do período de compras.
Os agentes fazem rondas preventivas para inibir a ação de criminosos, além de combater a desordem urbana (como pichações, depredações e outros danos ao patrimônio público), fazem abordagens educativas com pedestres, com informações sobre autoproteção contra furtos e outros delitos, e fiscalizam o respeito às leis de trânsito.
Operação Presença Efetiva
A Guarda Municipal também realiza a Operação Presença Efetiva nos principais cruzamentos da área Central. A iniciativa organiza o tráfego, orienta pedestres e motoristas e previne bloqueios justamente nos horários de maior movimento.
A corporação intensificou ainda a atuação em locais que registram denúncias de extorsão praticada por flanelinhas, especialmente em pontos turísticos e culturais. A Praça da Liberdade é um dos principais focos do reforço, devido ao aumento da circulação de visitantes durante o mês de dezembro.
Com base em mapeamento atualizado e demandas da população, as equipes ampliam o patrulhamento para coibir práticas abusivas, prevenir conflitos e garantir que moradores e turistas possam circular com mais segurança e tranquilidade.
*Com informações da PBH
