Por: Priscila Mendes/Jornalismo Light FM*
Foto: Pablo Bernardo
A Prefeitura de Belo Horizonte publicou nesta quarta-feira (10) o regulamento para os interessados em compor a Corte Real Momesca do Carnaval de 2026. Promovida pela Belotur, a eleição definirá os novos Rei Momo, Rainha e Princesa do Carnaval. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 22 de dezembro na Diretoria de Eventos da Belotur.
O atendimento ao público é na Rua Rio de Janeiro, 471, 11º andar, no prédio P7 Criativo, no Centro de BH. A Diretoria de Eventos funciona de segunda à sexta-feira, das 9h às 13h e das 14h às 18h. Os editais podem ser consultados no Portal da PBH.
Além de samba no pé, os candidatos deverão demonstrar carisma, desenvoltura e acima de tudo disposição para cumprir um cronograma intenso de eventos, ações sociais e entrevistas. A agenda da Corte Momesca é coordenada pela Belotur e inclui participação em atividades do calendário oficial do Carnaval, além de visitas a entidades assistenciais, asilos e escolas.
A Corte Momesca de Belo Horizonte é eleita desde 1980. Os vencedores se tornam representantes oficiais da folia da capital, participando de eventos públicos, compromissos institucionais e ações sociais. Eles recebem faixas de reconhecimento, figurinos oficiais e premiação no valor líquido de R$ 44 mil para Rei Momo e Rainha, e de R$ 41 mil para Princesa.
Para concorrer a uma vaga na Corte, os interessados devem atender aos seguintes requisitos: ser brasileiro nato ou naturalizado; residir em Belo Horizonte; ter idade mínima de 18 anos na data da inscrição; ter concluído o ensino fundamental; não possuir vínculo com órgãos da Prefeitura; não ter integrado a Corte Momesca na última edição; ser do gênero masculino para disputar o posto de Rei Momo (cis ou trans) e do gênero feminino para Rainha e Princesa (cis, trans ou travesti); além de ter disponibilidade para cumprir a agenda definida pela Belotur.
A lista completa de documentos exigidos está descrita nos editais.
Etapas
A seleção ocorre em três etapas. A primeira é o período de inscrições. A segunda consiste em uma pré-seleção, prevista para a primeira semana de janeiro de 2026. A etapa final, onde serão definidos os vencedores, está prevista para ocorrer na segunda semana de janeiro de 2026. A data, horário e local ainda serão anunciados.
Nas fases de pré-seleção e seleção final, os candidatos desfilam com trajes definidos no edital e são avaliados por uma comissão de jurados indicados pela Belotur. São considerados critérios como comunicação, simpatia, espírito carnavalesco, samba no pé, desenvoltura, sociabilidade, facilidade de expressão, elegância e graciosidade.
*Com informações da PBH
