Skip to main content

Por: Priscila Mendes/Jornalismo Light FM*
Foto: Divulgação/PBH

Entraram em operação nesta segunda-feira (24), no Prado, região Oeste da capital, dispositivos luminosos para orientar e auxiliar motoristas em caso de alagamentos nos períodos chuvosos. Os equipamentos foram instalados na Avenida Amazonas com a rua Cura D’Ars (sentido bairro/Centro) e com a Avenida do Contorno (sentido Centro/bairro).  

As placas sinalizadoras funcionam com luzes que indicam o risco de alagamento: 

●    Luz amarela piscante — alerta os motoristas sobre a necessidade de atenção redobrada durante o período chuvoso.
●    Luz vermelha — indica que o trecho à frente está interditado devido a alagamento. Nesse caso, os motoristas não devem seguir em frente.
●    Desligado — indica que não há alerta no momento.

Os dispositivos também oferecem informações, por meio de frase como ‘Risco de inundação/ No vermelho, não avance’, reforçando o caráter preventivo da sinalização. 

O primeiro painel da BHTrans começou a operar em fevereiro de 2024 na rua Joaquim Murtinho, próximo da avenida Prudente de Morais, no bairro Santo Antônio.  Outros dois locais receberam o novo sistema de sinalização visual no primeiro semestre de 2025: rua José Cleto, entre a  rua Cel. Jairo Pereira e avenida Bernardo Vasconcelos (Palmares)  e avenida  Bernardo Vasconcelos com avenida Clara Nunes (Renascença). 

Os agentes de trânsito também monitoram as condições das vias e podem acionar bloqueios em tempo real nos aplicativos de mobilidade urbana. Ao detectar alagamentos, o agente informa imediatamente a situação da via, e os aplicativos atualizam a rota com alerta de bloqueio.

Alertas para alagamentos e inundação

Além das obras para contenção de inundações e alagamentos que estão sendo feitas por toda a capital, a Prefeitura também vem investindo em informação e orientação à população para os períodos chuvosos.

As intervenções  propostas dentro da  Plano de Contingência de Áreas de Inundação da BHTrans  visam o fechamento e desvio do trânsito em pontos estratégicos, a fim de minimizar situações de riscos à vida humana, proporcionando segurança aos condutores e pedestres da cidade de Belo Horizonte.

canal do WhatsApp da Defesa Civil de Belo Horizonte já conta com mais de 20 mil seguidores, que recebem alertas de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos. Para acessar o canal da Defesa Civil basta clicar aqui ou digitar: defesacivilbh no aplicativo.

*Com informações da PBH

Capa da música Plataforma Light FM 103.9