Por: Prisicla Mendes/Jornalismo Light FM*
Foto: Foto: Divulgação
A Prefeitura de Belo Horizonte iniciou nesta sexta-feira (17) a instalação do quinto banheiro autolimpante na Rua Rio de Janeiro, 700, próximo à Praça Sete. A segunda etapa inclui obras de acabamento, adequação à acessibilidade e ligação às redes de água, esgoto e energia. Em seguida, serão realizados testes para ajustar o funcionamento dos equipamentos e abertura ao público.
O novo banheiro se soma a outros quatro em funcionamento na cidade: na Praça da Estação, Praça Rio Branco, Avenida Olegário Maciel (Praça Raul Soares) e Rua dos Tabaiares, esquina com a Rua Sapucaí. Mais de 4 mil pessoas utilizam diariamente as oito cabines disponíveis (dois módulos por equipamento). O serviço, gratuito, atende vendedores autônomos, motoristas de aplicativo e demais frequentadores do centro da capital, demonstrando a alta demanda por esse tipo de estrutura.
Novos equipamentos
A PBH planeja instalar o sexto banheiro autolimpante na Praça do Papa. Também há estudos para expandir essa solução em outras regiões da cidade, conforme o fluxo de pessoas e as necessidades locais.
Uma empresa contratada é responsável pela locação, instalação, operação e manutenção dos banheiros públicos. Além do acionamento automático do sistema de higienização, funcionários fazem rondas periódicas para reforço da limpeza e retirada de resíduos. O contrato tem vigência inicial de 12 meses, podendo ser prorrogado por até cinco anos.
Como funcionam
Os banheiros são gratuitos e funcionam das 6h às 22h, com permanência limitada a 10 minutos por usuário. As instalações foram projetadas com tecnologias que promovem o uso eficiente de água e energia elétrica, resistência a vandalismo e atendimento a requisitos de acessibilidade para pessoas com deficiência.
Cada banheiro conta com duas cabines, equipadas com vaso sanitário, pia, reservatório de sabonete líquido, papel higiênico, secador de mãos e lixeira, com reposições diárias. O acionamento de todos os serviços — sabonete, água e secagem das mãos — é realizado por sensores de aproximação, evitando o contato físico e, consequentemente, a exposição a agentes microbiológicos. Também é veiculada uma mensagem de áudio com instruções sobre o uso adequado do banheiro.
As portas são equipadas com sinalizações claras que informam o status do equipamento: “livre” (luz verde), “desligado” (luz vermelha), “ocupado” (luz amarela) e “limpeza” (luz azul). A porta se fecha automaticamente após 10 segundos, mas pode ser aberta e fechada manualmente a qualquer momento. Há ainda um sensor de emergência dentro da cabine que, quando acionado, permite a abertura automática da porta por 2 minutos.
O sistema de limpeza é totalmente automatizado. Quando a cabine é desocupada, sensores de presença iniciam o processo de higienização, realizado por sprinklers (chuveiros hidráulicos) que aplicam água e produtos de limpeza no chão.
*Com informações da PBH