Por: André Luís Monteiro/Jornalismo Light FM*
Foto: Divulgação/PBH
O prefeito Álvaro Damião apresentou nessa quarta-feira (10) detalhes das obras da Trincheira na Avenida Cristiano Machado, entre a interseção com a Avenida Vilarinho e a Rodovia MG-10. O projeto contempla a implantação de uma trincheira no centro da avenida, com boulevard na parte coberta em frente à Catedral Cristo Rei, além da implantação de pista de aceleração na interseção com a Avenida Vilarinho e o alargamento do viaduto existente sobre a linha do metrô.
“Não será uma obra paliativa. O que começa agora é uma obra estruturante, e a gente pede à população que tenha ainda mais paciência com os impactos no trânsito. Serão feitos desvios, que precisam ser respeitados. A gente não vai resolver um problema só de Belo Horizonte com essa trincheira, mas da Região Metropolitana. Serão mais pistas de rolamento e não haverá esse pare e siga infernal de hoje depois das obras. O ganho de tempo nos deslocamentos será imensurável”, afirma o prefeito.
A obra inclui ainda ajustes geométricos e melhorias na infraestrutura urbana, como drenagem, pavimentação, iluminação e paisagismo. Os trabalhos serão supervisionados pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap). O prazo para conclusão é de até 1.080 dias corridos a partir da emissão da ordem de serviço.
A Trincheira da Vilarinho é a quarta e última obra do conjunto de intervenções do Vetor Norte da Capital.
Alterações no trânsito durante as obras
Faixas de pano serão afixadas para informar e orientar os motoristas e pedestres que passam pela região. Para garantir maior visibilidade, serão instaladas placas de grande porte indicando trajetos, desvios e direcionamentos dos fluxos. Todo o trecho em obra contará com sinalização específica, além de sinalização noturna. Agentes da BHTrans vão monitorar as sinalizações de trânsito e as intervenções viárias implantadas durante o período da obra para garantir as condições de fluidez e segurança na via.
Todos os detalhes estão disponíveis no site da PBH.
*Com informações da Prefeitura de Belo Horizonte