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Por: Priscila Mendes/Jornalismo Light FM*
Foto: Divulgação/PBH

O Procon BH lançou um canal de denúncias on-line, que pode ser acessado pelo Portal de Serviços da Prefeitura de Belo Horizonte. A iniciativa celebra os 35 anos da lei federal 8.078, que em 11 de setembro de 1990 criou o Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Para fazer a denúncia, o consumidor deve inicialmente clicar no botão “Solicitar”, na parte superior esquerda da página. Depois, fazer o login com usuário e senha do domínio gov.br. Após esse procedimento, deverá informar o nome e o endereço completo do fornecedor denunciado, além de descrever objetivamente o fato que originou sua denúncia. O consumidor receberá um número de protocolo para acompanhar o andamento da denúncia.

Ana Paula Castro, diretora do Procon BH, destaca que a ferramenta é mais um canal da Prefeitura para que os consumidores tenham facilidade para registrar denúncias. Ela explica a diferença entre denúncia e reclamação.

De acordo com a diretora do Procon BH, a reclamação tem o intuito de resolver um problema individual de consumo com uma empresa ou prestador de serviço. Se o consumidor teve um problema em uma compra ou serviço como produto com defeito, que não foi entregue, de cobrança indevida ou cancelamento sem reembolso, por exemplo, ele pode procurar o atendimento individual no Procon BH.

*Com informações da PBH

Capa da música Plataforma Light FM 103.9